segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TEXTO BASE: LUCAS CAP. 9:57-62

INTRODUCÃO


O ser humano de modo geral gosta de novidades e a maioria das pessoas está atrás de alguém para imitar e seguir.
Nos nossos dias é comum um ídolo pop arrastar multidões com ele, e a multidão não só o segue, mas também os imitam. Não são poucas as pessoas que se espelham em outras e as segue.
Quando Jesus iniciou o seu ministério, com suas curas, milagres e uma palavra maravilhosa, muitas pessoas, ou uma grande multidão o seguia, para onde Jesus caminhava arrastava multidões.
Mas, seguir Jesus, imitar Jesus, não é tão simples como andar atrás de um ídolo POP ou imitá-lo. Ao contrario do ídolo pop, Jesus tem algumas regras para aqueles que querem segui-lo.

Nesta ocasião veremos pelo menos três delas.

Verso 57 - Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
Na caminhada evangelística de Jesus, juntamente com uma grande multidão e seus discípulos e realizando muitos milagres, alguém fala a Jesus: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Em outras palavras esta pessoa esta dizendo vou ser seu discípulo, estarei a sua disposição, serei seu escravo.
Esta pessoa diante De um homem que estava realizando tantos milagres, atraindo grande multidão, talvez tenha passado pela sua cabeça, seguirei este homem pois ele é um homem influente, tem poderes sobrenaturais, a multidão o está seguindo, junto dele posso me tornar um homem influente também, talvez até rico.

Verso 58 - Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Jesus dá a resposta a este homem. Jesus quer mostrar a este homem que aqueles que querem segui-lo precisam saber que ele não é fonte de lucro ou influencia e que o seu reino não é daqui. Jesus diz a ele, olha, nem casa eu tenho, e aqui eu não vou ficar, estará disposto a seguir-me mesmo assim.

Quantas pessoas nos nossos dias não têm procurado cristo só para telo como um amuleto ou um meio de ganhar dinheiro, fama, popularidade. Quantas igrejas não têm usado o evangelho para ganhar dinheiro também.
Jesus procura verdadeiros adoradores, que estejam dispostos a amá-lo a servi-lo, e não, querendo ficar rico usando suas palavras.
Sejamos cuidadosos e não nos deixemos levar por um evangelho “barato”, a maior riqueza que um homem pode ter é a sua salvação.

Verso 59 - A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
No nosso primeiro exemplo, daquele que quer seguir Jesus, vimos que foi o homem que chegou a Jesus e disse vou te seguir. Agora Jesus dirige seu olhar maravilhoso à outra pessoa, e lhe faz o convite: segue-me! E a resposta do homem é: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
No judaísmo era uma pratica extremamente importante o filho acompanhar o sepultamento do pai.
Em outras palavras o que esta pessoa está dizendo seria: primeiro vou cuidar do que é mais importante para mim, sepultar meu pai, depois te seguirei, depois vou buscar o reino de Deus. Esta segunda pessoa esta colocando Jesus em segundo plano na sua vida.
Quantos de nós não colocamos Jesus como segundo plano em nossas vidas. São tantas as coisas que julgamos mais importantes que Jesus.

Verso 60 - Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Nesse verso vemos a resposta de Jesus a esta segunda pessoa.

1º - Jesus insistiu.
2º - Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos.

Jesus está mostrando com estas palavras que aqueles que estão presos em tradições estão mortos espiritualmente.
Hoje é dia de finados, onde os cemitérios vão ficar cheios de pessoas rezando para mortos, chorando, levando flores, consultando médiuns para falar com os mortos e etc.
Imagine Jesus falando a estas pessoas, agora vocês também estão mortos, presas em mentiras, tradições e longe da graça de Deus.

E Jesus então diz aquele homem: Tu, porém, vai e prega o reino de Deus, que é vida, diga a eles que eu sou a ressurreição e a vida e quem crer em mim ainda que morra viverá.

Até aqui vimos dois exemplos de como devemos segui-lo:
1º - Devemos seguir Jesus não pensando em lucro ou influência.
2º - Jesus deve ser prioridade em nossas vidas.

Agora vamos então ao terceiro exemplo.

Verso 61 - Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
Esta terceira pessoa diz: vou te seguir, mas primeiro vou me despedir dos de casa. Ou seja, me deixe primeiro olhar para o que eu vou deixar para traz, minha família, meu carro, meus bois, meus filhos, minha linda casa..., deixe-me primeiro ver se vale à pena, deixe-me consultar primeiro meus parentes, terei que deixar minha religiosidade. Seguindo você não vou ficar rico, você terá que ser prioridade em minha vida, deixe-me pensar melhor.
Talvez temos aí os pensamentos que ocupavam mente daquela terceira pessoa.

Verso 62 - Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Jesus usa a figura de um lavrador que pegou uma terra para lavrar usando seu arado, uma ferramenta feita com galho de madeira e uma lamina de ferro puxada por bois ou jumentos e guiada mãos do lavrador. Ele não pode olhar para traz, tem de ficar atento a terra para não pegar em pedras, para não errar a trilha do arado e o seu objetivo é terminar o seu serviço. O servo de cristo deve se manter olhando para frente e não se prender no passado, deve estar disposto a sofrer as conseqüências, arar a terra, pregar o evangelho e passar por lutas e ser ridicularizado muitas vezes. Mas ter a certeza de que Jesus o ama e no ultimo dia desfrutará paz eterna.

Assim aprendemos que aqueles que querem seguir Jesus devem:

1º - Seguir Jesus não pensando em lucros ou influência.
2º - Jesus deve ser prioridade em nossas vidas.
3º - Estamos com aquele que é eterno, não devemos olhar para traz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário